O prazer da leitura não pode ficar restrito apenas àqueles que “enxergam com os olhos”. A partir dessa ideia foi criado em Belo Horizonte, no ano de 1965, o Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, depois que a instituição recebeu a doação de 500 volumes da biblioteca Louis Braille, da Associação de Cegos.
Com objetivo de orientar os deficientes visuais a fazer pesquisas, possibilitar o acesso a informações e a literatura e aumentar a autoestima dessas pessoas, o setor possui hoje 1.600 títulos impressos em Braille, somando cerca de 6.100 obras, 2 mil audiolivros de literatura brasileira e estrangeira e 200 da área de Direito.
Os 440 leitores cadastrados contam com serviços de empréstimo domiciliar, em que eles podem pegar livros transcritos para o Sistema Braille e audiolivros.
Além do acervo, os deficientes visuais também têm acesso a atividades de incentivo a leitura. Ao longo do ano, são realizadas palestras, cursos e até cinema especializado, apresentado por meio de audiodescrição. Clique aqui e confira os eventos preparados para o mês de abril.
Informações:
Telefone: (31) 3269-1218 | 3269-1222
E-mail: braille.sub@cultura.mg.gov.br