Doze adolescentes de 15 e 16 anos, estudantes da Escola Estadual Deputado Manoel Costa, no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte (MG), participaram de um projeto de extensão da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Programa de Alfabetização Digital, Informacional, Midiática e Literária de Adolescentes Mulheres em Moçambique e Brasil (PADIM) teve como objetivo promover o empoderamento feminino e o acesso à literatura, ao longo de 12 encontros no Espaço de Leitura da Biblioteca Central da UFMG.
O programa foi estruturado em quatro módulos: Alfabetização Digital, Alfabetização em Mídias e Informação, Empoderamento Feminino e Alfabetização Literária. Os dois últimos módulos aconteceram no Espaço de Leitura, que, segundo a coordenadora do projeto, professora Ana Paula Meneses (CRB-6/3636), é um ambiente acolhedor e inclusivo, que quebrou a ideia de que bibliotecas são espaços formais e restritos.
Durante o módulo sobre empoderamento feminino, a Bibliotecária Diná Marques Pereira Araújo (CRB-6/2546) apresentou obras raras do século 18, como um manuscrito de Santa Teresa D’Ávila e um verbete da Enciclopédie sobre mulheres escritoras, discutindo o papel da mulher na história e na literatura.
Além disso, as alunas tiveram a oportunidade de conversar com a Reitora da UFMG, Sandra Goulart, sobre sua trajetória profissional e os desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança.
No módulo de literatura afro-brasileira e africana, o vice-diretor da Biblioteca Universitária, Wellington Marçal (CRB-6/2303), abordou autores como Conceição Evaristo e Paulina Chiziane. As alunas também adaptaram o programa No Ritmo da Lombada, produzindo episódios sobre escritoras afro-brasileiras e moçambicanas.
O encerramento do programa incluiu visitas a outras bibliotecas da UFMG, como as da Escola de Ciência da Informação, da Música e do Centro Pedagógico.
Fonte: Biblioteca Universitária da UFMG / Carla Gomes Pedrosa