Fiscalização contribui para valorização profissional
O bibliotecário Luiz André Orbez Schubsky (CRB-6/3343) é um dos profissionais contratados após autuações efetuadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) em instituições públicas e privadas mineiras e capixabas.
Atualmente, Luiz é o responsável pela biblioteca de uma escola polo e de outras quatro unidades, na região do Barreiro. “Após a fiscalização do CRB-6, a Prefeitura de Belo Horizonte contratou profissionais aprovados em concurso anterior. Essa intervenção foi fundamental”, afirma o bibliotecário. “Eu já possuía experiência em biblioteca escolar, portanto identifiquei rapidamente quais eram as demandas da Escola Municipal Vinícius de Moraes. A escola é referência no município e inauguramos sua biblioteca no início do ano. Trabalhamos com a reorganização do acervo, processamento técnico, controle interno, entre outras atividades. As outras escolas têm também suas bibliotecas e suas especificidades. Temos nos dedicado ao processo pedagógico de todas elas, compreendendo o nossa papel na formação dos alunos”, completa.
Em defesa da profissão
O CRB-6 tem publicado uma série de matérias que destacam profissionais contratados para assumir a gestão de espaços que não possuíam bibliotecários até então. Acompanhe os relatos das bibliotecárias Fernanda Samla Souza Costa (CRB-6/3289), Cristina Maria Viana Camilo de Oliveira (CRB-6/1819), Célia Barbosa (CRB-6/3123), Ana Simone Diamantino (CRB-6/2184) e Ana Paula Meira (CRB-6/2768), todas beneficiadas pela fiscalização do CRB-6.
O objetivo do Conselho é garantir que todas as bibliotecas em Minas Gerais e no Espírito Santo tenham um profissional devidamente habilitado para geri-las. Este é um forte compromisso da 17º Gestão do CRB -6.
Participe das fiscalizações
Se você tiver conhecimento de alguma instituição cuja biblioteca não possui bibliotecário, denuncie através do e-mail crb6@crb6.org.br. As denúncias e todo o processo de fiscalização são mantidos sob sigilo. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site www.crb6.org.br.