Quando Monteiro Lobato (1882-1948) cunhou a célebre frase “um país se faz de homens e livros”, crítica contextualizada com o Brasil da primeira metade do século 20, ele não imaginaria que mesmo após 65 anos de sua morte o país ainda registraria índices alarmantes quanto a necessidade básica de se ter uma biblioteca em cada escola. Segundo levantamento realizado em 2011 pelo Ministério da Educação, cerca de 72,5% das escolas públicas brasileiras não possuem biblioteca; por outro lado, desde 2010 há uma lei federal determinando que em uma década todas as escolas tenham sua própria. “Para cumprir essa meta, seria preciso construir 34 bibliotecas por dia até 2020”, contabiliza a professora Cláudia Santa Rosa, coordenadora da sétima edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. O déficit atual é de 130 mil bibliotecas.
A atividade faz parte das ações desenvolvidas pela Rede Potiguar de Escolas Leitoras, e acontece dias 3 e 4 de junho) no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves-Cemure, na Cidade da Esperança. O tema deste ano é “Literatura e Biblioteca, na escola e na vida”. Durante o encontro, voltado para professores e gestores da área educacional, educadores de todo o Estado terão oportunidade de entrar em contato com o programa de incentivo à leitura no Estado; e participar de debates, relatos de experiências, lançamentos de livros e diálogos com autores e especialistas de outras partes do país como a escritora e poeta carioca Roseane Murray.
“Roseane esteve aqui em 2012, e fomos praticamente intimados pelos participantes a convidá-la novamenteeste ano”, lembra Cláudia Santa Rosa, que integra o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), entidade responsável pela articulação da Rede. Cláudia explicou que dessa vez a escritora vem acompanhada do filho, Guga Murray, músico, com quem trabalha em projeto que envolve literatura e música. “Nosso objetivo é estimular, criar um comportamento leitor entre professores e alunos. Nas escolas que participam do programa desde o começo, já temos excelentes resultados”, avaliou. “E o Seminário é o momento certo para expandir a Rede”.
Apesar da Rede Potiguar de Escolas Leitoras abranger formalmente escolas de Natal e Parnamirim, Cláudia informa que “praticamente os 167 municípios do RN estarão representados” durante os encontros do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras (escolasleitoras.org.br).
“Oferecemos oficinas de formação e realizamos visitas periódicas de acompanhamento técnico nas escolas. É dessa maneira que constatamos avanços, avaliamos os resultados, propomos ajustes e fortalecemos a formação continuada de quem atua nas unidades de ensino”. Ela explicou que toda a ação está embasada em três eixos: espaço para leitura, acervo com qualidade literária e presença de professor para dinamizar o trabalho. “Nas escolas onde o programa atua, há uma mudança na dinâmica da comunidade escolar, no comportamento dos pais, gestores, professores e alunos, e isso repercute nas demais áreas do conhecimento”.
O Seminário conta com apoio do Instituto C&A, da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), a Secretaria de Educação e Cultura de Parnamirim, e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime/RN).
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Fonte: Tribuna do Norte | Yuno Silva