Data de publicação: 14/03/2013
Por Lara Carvalho
Questionando o impacto das novas tecnologias nos museus, o jornalista Luis Marcelo Mendes organizou uma coletânea de artigos, entrevistas e palestras de autores brasileiros e estrangeiros, sob o nome Reprograme — comunicação, marca e cultura numa nova era de museus.
A indagação de Mendes já é recorrente – nos últimos anos, a discussão sobre o novo papel dos museus diante dos avanços tecnológicos e do crescimento da produção colaborativa online tornou-se uma pauta importante na renovação de espaços museológicos.
O livro é dividido em três partes: uma sobre branding e cultura, com textos de Robert Jones e André Stolarski; outra sobre as mudanças e transformações pelas quais os museus vem passando, com textos de Victoria Dickenson e Marcus Faustini; e a terceira parte, que aborda a criação de um museu 2.0, com textos de Scott Billings e Adriana Costa.
Mendes, além de jornalista, é consultor e gestor de design e comunicação, atuando junto a empresas públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos de comunicação e branding, mídias digitais, ações promocionais e exposições há mais de 20 anos. Seus trabalhos foram selecionados e premiados em festivais internacionais e atuou como curador do evento Museus e Cidades Criativas: Inovação, Conexão e Cultura.
O livro Reprograme está disponível gratuitamente em PDF e versões para Kindle e iPad pelo seu site oficial e sua versão de capa dura está disponível para compra online, na livraria Blooks e na Livraria da Travessa.