Acordo foi firmado para contratação de bibliotecário
Após as fiscalizações realizadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), a prefeitura de Luz, localizada no centro-oeste mineiro, abriu concurso público para a contratação de um bibliotecário.
O objetivo da seleção é criar um cadastro de reserva para contratos eventuais e temporários. As inscrições se encerraram na última segunda-feira, 30 de outubro, e as provas serão realizadas no dia 18 de novembro. A previsão é que o resultado seja divulgado no início de dezembro. Outros detalhes podem ser encontrados no edital.
Entenda o caso
Devido às irregularidades encontradas na cidade, o CRB-6 abriu um processo administrativo para que a prefeitura explicasse a situação. O Conselho foi procurado para a formalização de um acordo e, no início de outubro, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta que prevê a contratação de um profissional até 1º de janeiro e o compromisso de que no próximo concurso público seja incluído o cargo de bibliotecário.
Na ocasião, a presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), destacou a iniciativa da prefeitura em contatar o Conselho e propor uma solução para o problema. “Tivemos a oportunidade de esclarecer qual é o papel do profissional nas bibliotecas públicas e escolares e a sua importância para gerir esses espaços.”