O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) fiscalizou, entre os dias 13 e 17 de maio, duas cidades do Espírito Santo. A Bibliotecária-fiscal Jozane Pacheco (CRB-6/3733) esteve nas cidades de Colatina e Linhares, onde fiscalizou 21 instituições públicas e privadas.
Nos dias 13, 15, 16 e 17, a profissional esteve em Linhares para fiscalizar uma instituição estadual, a biblioteca pública do município, duas escolas estaduais e oito municipais, um colégio, uma instituição de ensino privada e uma escola técnica particular e todas elas estavam em situação irregular.
Já no dia 14, a Bibliotecária-fiscal cumpriu ação fiscalizatória em uma biblioteca municipal de Linhares, duas escolas municipais, um colégio e uma instituição privada. Apesar de todas terem uma biblioteca, nenhuma delas possui um profissional de biblioteconomia à frente do espaço.
Vale ressaltar que todas as instituições irregulares foram autuadas e notificadas pelo CRB-6. As instituições que não se regularizarem serão convocadas para julgamento e, caso a irregularidade persista, poderão ser penalizadas com aplicação de multas, seguindo os parâmetros da legislação vigente.
O CRB-6 vem cumprindo o seu papel
Divulgando todas as fiscalizações tanto em seu portal oficial quanto nas redes sociais, o CRB-6 tem desempenhado sua função de forma diligente. No mês de abril, por exemplo, a Bibliotecária-fiscal Orfila Mudado (CRB-6/756) esteve nas cidades mineiras de Ibirité, Itabirito, Igarapé, Belo Horizonte e Brumadinho, onde fiscalizou 30 instituições públicas e privadas. Acesse a notícia completa através deste endereço.
Além disso, entre os dias 23 e 25 de abril, a profissional esteve em duas cidades do Triângulo Mineiro, Patos de Minas (MG) e Lagoa Formosa (MG), onde fiscalizou 15 instituições públicas e privadas. Leia a notícia completa clicando aqui.