O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) compareceu à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 20 de junho, para participar da Reunião Especial em homenagem aos 70 anos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O evento, aberto ao público e transmitido no canal do Youtube da TV Assembleia, foi organizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da ALMG.
De acordo com o Samuel de Carvalho Alves Dantas (CRB-6/4000), Diretor Administrativo do CRB-6, que representou a autarquia no evento, as homenagens e apresentações reforçaram o papel da biblioteca pública para o estado e município, por seu papel fundamental como veículo de formação, conhecimento e democracia. “A homenagem exaltou todo o trabalho desenvolvido pela biblioteca ao longo dos 70 anos, em especial pelo acervo em braile e acolhimento à comunidade de pessoas com deficiência. Além disso, a solenidade também ressaltou a importância das bibliotecas e dos profissionais bibliotecários”.
A mesa solene, sob a presidência do deputado Charles Santos, foi composta por Eliani Gladyr (CRB-6/2524), Bibliotecária do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e servidora mais antiga, representando os funcionários da biblioteca; Elida de Freitas Rezende, procuradora de Justiça e diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, representando o procurador-geral, Jarbas Soares Junior; Josiane Souza, secretaria de Estado Adjunta de Cultura e Turismo; Larissa Maia Campos Falles, delegada da Polícia Civil de Minas Gerais; e Marolinta Dutra, defensora pública e diretora-presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais; e o Exmo. Sr. deputado Mauro Tramonte, coautor do requerimento que deu origem à homenagem.
A solenidade contou com a presença da subsecretária de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Nathalia Larsen; da superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Célia Cristina Iglesias Ramos; do chefe da Seção de Gestão de Trabalhos Acadêmicos da Academia de Bombeiros Militar, do 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Ricardo Torrezani; do presidente da União Literária e diretor da Bienal Mineira da Literatura, Marcus Ferreira; do diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Lucas Henrique de Almeida Amorim; do ex-deputado Amílcar Martins; do diretor-geral da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Luciano Correia, do presidente da Câmara Mineira do Livro (CML), Felipe Mayrink; e do presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), João Paulo Martins.
Um pouco sobre a Biblioteca Pública
Integrante do Circuito Liberdade, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é o espaço cultural mais antigo dentro deste complexo integrado, reconhecido como o maior do Brasil e da América Latina. Seu acervo impressiona com mais de 570 mil exemplares, entre livros, revistas e jornais históricos, distribuídos entre dois edifícios: o edifício principal e o anexo, totalizando uma área construída superior a 9 mil metros quadrados. Mensalmente, mais de três mil leitores emprestam obras por meio do Setor de Empréstimo, que dispõe de mais de 80 mil títulos para esta finalidade.
Inaugurada por Juscelino Kubitschek em 1954, a biblioteca foi concebida com o propósito fundamental de ampliar o acesso da população aos serviços bibliotecários, democratizando o conhecimento, a literatura e a cultura literária. Além de servir como guardiã da memória bibliográfica, ela desempenha um papel crucial como modelo para outras bibliotecas públicas no estado. Ela também se destaca por suas iniciativas sociais, que incluem mediação e promoção da leitura através de programas específicos, exposições temáticas e serviços comunitários, entre outras atividades.