Encontro Cultural Caipira aconteceu na Biblioteca Municipal. Grupo também se apresenta em teatro
O costume de contar “causos” foi resgatada neste domingo (1º), em Uberlândia. O grupo teatral ‘Barracão da Vó’, da cidade de Sorocaba (SP), realizou um encontro para contar causos da cidade paulista e ouvir histórias de Uberlândia, na Biblioteca Municipal. No mesmo dia, a peça ‘História do Dito Historiadô’ foi apresentada no Teatro Rondon Pacheco, com entrada gratuita.
No Encontro Cultural Caipira, que aconteceu às 17h, na Biblioteca Municipal, a proposta foi resgatar a cultura popular caipira através da reunião de pessoas em roda para contar causos passados de geração em geração, e a de cantar músicas caipiras, contou o diretor Rodrigo Cintra.
“A ideia é que o público participante não só ouça os nossos causos da região de Sorocaba que serão contados pelos atores, mas também conte os causos de sua cidade e região e cante junto com a gente”, ressaltou Cintra.
Mais tarde, às 20h, foi apresentada o espetáculo ‘História do Dito Historiadô’, no Teatro Rondon Pacheco. A peça é uma comédia baseada nos costumes e tradições da vida caipira paulista, mais precisamente do final do século XIX e início do século XX, com as quais muito se identifica a cultura mineira.
Com texto de Ivone Martins e direção de Rodrigo Cintra, o espetáculo conta a história de um moço tratado como Dito, simples, da roça, analfabeto, mas que nutria grande vontade de aprender a ler e escrever.
Tanto o Encontro Cultural Caipira quanto a apresentação do espetáculo ‘História do Dito Historiadô’ fazem parte do projeto ‘Memórias de um Tempo Caipira’, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, através do qual o grupo Barracão da Vó está realizando eventos em nove cidades de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.
A Biblioteca Municipal de Uberlândia fica na Praça Cícero Macedo, Bairro Fundinho. Já o Teatro Rondon Pacheco está localizado na Rua Santos Dummont, nº 517, no Centro.
Fonte: G1