Contagem regressiva para o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), maior e mais importante de Minas Gerais, que será realizado simultaneamente com a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, entre os dias 30 de abril e 8 de maio. Com a temática “De Camões a Machado de Assis – uma viagem pela literatura clássica” – o evento propõe uma reflexão pautada no pensamento de celebridades das letras e de outros tipos de manifestações artísticas, como a música erudita e cinema, que influenciaram o mundo. Caso de escritores e também de compositores, como Mozart, Beethoven e Villa-Lobos. Apesar de o foco ser a literatura, o Flipoços se diferencia dos demais eventos afins por dar espaço a outros segmentos culturais, realizando atividades diversas por toda a cidade. “A ideia é atingirmos um público eclético em todas as faixas etárias, independentemente de gosto e classe social”, explica Gisele Ferreira, curadora do Flipoços e diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o evento há 11 anos.
O patrono do Flipoços 2016 será o escritor, historiador e sociólogo José Murilo de Carvalho. Ele é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando, desde setembro de 2004, a cadeira de número 5, que pertenceu à escritora Raquel de Queiroz. A palestra de Carvalho, “D.Pedro II, a República e o republicanismo”, será no dia 1 de maio, às 20h00, no Teatro da Urca, palco principal do evento. “O tema é bastante pontual, pois em 2016 completam 130 anos que D. Pedro II visitou Poços de Caldas por conta da inauguração do terminal ferroviário”, lembra Gisele.
Ainda relacionado à temática do Flipoços 2016, o evento abre espaço para a vida e obra de Luís Vaz de Camões, considerado um dos maiores poetas do ocidente de todos os tempos. A mesa, “Camões, tão atual”, no dia 5 de maio, às 20h00, no Teatro da Urca, terá a participação do conterrâneo de Camões, o também poeta e ensaísta português Luis Serguilha e da professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luiza Nóbrega. Ela é doutora em literatura portuguesa e especialista na interpretação de “Os Lusíadas”, obra prima de Camões.
Ainda acompanhando a temática dos clássicos o Festival traz também a escritora e jornalista Regina Echeverria, a historiadora Mary Del Priore, Lucia Bettencourt e Lidia Santos que falam de Machado de Assis, Nanette Konig e Luis Goldfarb que falam do Holocausto, Deborah Goldemberg e Vanderley Mendonça que falam dos índios na Literatura, além de outros escritores que falarão de Poesia, Negócios, Midia Sociais, Recursos Humanos, Música, Esportes, Cinema dentre outros. O Ciclo de Espiritualidade e Literatura traz novamente a Monja Coen, Sérgio Cecatto que fala de Física Quântica e Rudras Das que vai promover uma grande meditação com o público.
Educação, Literatura Infantil e Uruguai fazem parte da programação
Fugindo da temática do festival – que obviamente não vai se prender apenas aos temas clássicos – também estarão em Poços os escritores Antonio Secchin e Francisco Azevedo. Secchin também é membro da ABL e um dos maiores estudiosos da literatura brasileira, especialista em João Cabral de Melo Neto e Cecília Meireles. A palestra dele no Flipoços 2016, “João Cabral: a voz e o sangue”, será no domingo, 1° de maio, às 16h30, no Teatro da Urca. Já Azevedo é autor de “O arroz de Palma”, livro de grande sucesso sobre a história de superação de uma família portuguesa em busca de um futuro melhor. A obra, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2009, foi premiada, recentemente, com o International Latino Books Award, nos Estados Unidos. O bate papo com o escritor, “Família é prato difícil de preparar”, será no dia 6 de maio, às 17h30, no Teatro da Urca.
Outra atividade muito aguardada é o Encontro de Educação do Festival já tradicional e voltado para professores, educadores e todos os profissionais ligados à area de Educação. É um “minicongresso” dentro do Festival que traz palestrantes de renome nesta area e escritores voltados para a Educação. As inscrições podem podem ser feitas antecipadamente no email coordenacao@gsceventos.com.br
O Festival ainda contará como Espaço Sesc Flipocinhos que terá uma grande programação para crianças com Teatro, contação de histórias, oficinas e muito mais. O público também poderá contar com Literatura Lusófona com os escritores portugueses Luis Serguilha e Nuno Carmaneiro e o moçambicano Mbate Pedro. E ainda literatura uruguaia com a crítica Literária Licia Torres.
A ideia também é oferecer atividades em outros pontos da Cidade, no chamado Circuito Pegada Literária que contará com atividades em mais de seis pontos dentre eles a Casa da Cultura – IMS, Ollivia Gastronomia e Galeria Ampliart.
Fonte: Flipoços