O programa de extensão Carro-biblioteca, da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) lançou a cartilha “Votar pra quê?”, no dia 23 de setembro, no auditório nobre do CAD1, durante a “UFMG Jovem”, evento de interação entre universidade e educação básica. Elaborada pelo “Projeto Voz e Voto: leitura e participação social”, a cartilha retrata uma conversa entre três amigos – Tonin Tonen, Maria Ativa e Manu -, na qual discutem sobre as eleições e a importância da participação dos jovens nesse processo.

Ilustração da cartilha “Votar pra quê?”
Aprovada no Edital Produtos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a cartilha já foi distribuída em duas comunidades de atuação do programa: Justinópolis, em Ribeirão das Neves, e o Conjunto Paulo VI, na região nordeste de Belo Horizonte, no carro-Biblioteca. A estratégia de divulgação abarca também estudantes do ensino médio que estarão na ECI, em uma visita ao Colégio Técnico (COLTEC) e em cidades do Vale do Jequitinhonha, além de uma ação na Rodoviária de Belo Horizonte um dia antes das eleições.
O “Projeto Voz e Voto: leitura e participação social” é vinculado ao “Programa Carro-Biblioteca Frente de Leitura”, com coordenação da professora Marina Cajaíba, e à Rádio Janela, coordenada pela professora Maria Guiomar Frota. A cartilha “Votar pra quê?” foi elaborada pelos bolsistas do programa: Giovanna Sabadini, Ingrid Ferreira, Ian Lofego, Johnatas Tiago e Laís Vilaça Gomes, ilustrada por Francisco Coube e colorida por Flávia Cunha – sob a coordenação da professora Maria Guiomar Frota.
A versão digital da cartilha pode ser baixada gratuitamente aqui.
O Carro-biblioteca
Em atividade desde 1973, o Carro-biblioteca foi o segundo programa de extensão da UFMG. Desenvolvido pelo Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação (CENEX) desde 1973, o veículo visita comunidades socialmente vulneráveis da Grande BH que não têm bibliotecas comunitárias próprias. Os jovens são o principal alvo do projeto porque têm uma participação mais expressiva no Carro-biblioteca. Possui um ponto fixo em cada comunidade, onde permanece por um período de duas horas para empréstimos. Ao democratizar a informação e a leitura junto às comunidades, o Carro-biblioteca promove o acesso à cultura, ações culturais e educativas e proporciona o desdobramento de diversos projetos acadêmicos, de pesquisa e de extensão na ECI. Atualmente, o Carro-biblioteca atua nas regiões de Justinópolis, Paulo VI e na Ocupação Dandara.
O projeto também oferece uma oportunidade única de atuação profissional e social para os alunos dos cursos da área de Ciência da Informação, além de oferecer bolsas de estágio para os estudantes. No veículo, já existem livros sobre democracia, cidadania, direitos e participação política, selecionadas em uma coleção especial, visando as eleições, que se aproximam.