A visita da Bibliotecária-fiscal Orfila Mudado (CRB-6/756) ao Colégio Anglo debiblioteca escolar poderia ter passado incólume à qualquer observação, não tivesse ela identificado a notória integração da biblioteca à comunidade escolar, oferecendo um ambiente acolhedor e formativo para os estudantes. A Bibliotecária Denise Maria Nery Euclydes (CRB-6/1548), que atua no espaço, informa que o mérito dessa biblioteca viva não é seu, mas de todos os profissionais que se apropriaram e compartilham do uso do espaço.

Da esquerda para a direita: Roseane Freitas, escritora e mãe de aluno, Fabiana Lentini, auxiliar de biblioteca e a bibliotecária Denise Euclydes (Foto: Divulgação)
A valorização da biblioteca escolar não é uma prática comum em todas as escolas, mas em Viçosa, município da Zona da Mata mineira, esta história é bem diferente. Fundado em fevereiro de 1994, o Colégio Anglo de Viçosa possui uma ampla e atualizada biblioteca para uso dos alunos, professores, coordenadores, diretores e toda equipe de funcionários. Essa política de abertura para a participação de todos, estabelecida pela diretora Lúcia Duque Reis foi essencial para transformar a vida da comunidade escolar. Segundo Denise, “não existe um único responsável pelo sucesso que a biblioteca faz entre os alunos, mas a seleção de livros e o conjunto de profissionais motivados para seu funcionamento é o que possibilita a intensa vida cultural do espaço.”
Além dos empréstimos, a biblioteca também oferece diversas atividades para a formação do hábito de leitura dos alunos, como atividades de criação de marca-páginas, mural de recomendações de livros, e a realização de ilustrações ou resumos sobre os livros lidos, entre outras. A criação de seminários em sala de aula, onde os próprios alunos apresentam os livros que leram, também é uma prática comum na unidade, bem como a existência de aulas na biblioteca ou mesmo a divulgação de frases literárias como forma de apropriação do espaço. Cada uma destas atividades, desenvolvidas por diferentes profissionais, integram parte essencial do cotidiano da biblioteca e aproxima os alunos do espaço e do prazer pela leitura.
Os inúmeros projetos de incentivo à leitura criaram uma cultura própria na escola, que também se diferencia de outros espaços da cidade por buscar livros atualizados e interessantes para a composição do seu acervo, escolhidos com o apoio da auxiliar de biblioteca Fabiana Lentini. Para Denise, o cuidado da direção escolar na seleção dos profissionais que trabalham no espaço possibilita que a função da biblioteca seja potencializada, engajando os pequenos leitores e criando um ambiente propício para a aprendizagem.
Confira algumas fotos da Biblioteca:

Os alunos adquirem o hábito da leitura. (Foto: Divulgação)

Ilustrações de capas de livros do Fundamental I (Foto: Divulgação)

Confecção de marcadores de páginas feitos pelos alunos e doados para a biblioteca. (Foto: Divulgação)

Painel de recomendações (Foto: Divulgação)

Apresentação da estante para o público infanto-juvenil (Foto: Divulgação)