O Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte (PMLLLB-BH) é um projeto construído pela sociedade civil em conjunto com o poder público, que pretende incentivar políticas para a democratização da leitura e a ampliação da participação popular na escrita. O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) Álamo Chaves (CRB-6/2790) e a vice-presidente Fabíola Gomes Terenzi Gonçalves (CRB-6/2588) estiveram presentes na reunião do PMLLLB-BH no dia 15 de setembro, no auditório do Museu da Moda (MUMO), localizado no centro da capital mineira.

Da esquerda para direita Fabíola Gonçalves vice presidente do CRB6, Luciana Féres Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Patrícia Áyres Reno Bibliotecária da Prefeitura, Eliane Parreiras Secretaria Municipal de Cultura, Álamo Chaves, presidente do CRB-6, Ana Paula Cantagalli de Oliveira, gestora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.
Para Fabíola, a participação de representantes do CRB-6 foi essencial: “Nós participamos demonstrando o engajamento e o compromisso do Conselho junto aos profissionais da área e as bibliotecas do nosso município”. O Plano visa reafirmar o compromisso real de dedicação e garantia da participação social, bem como o compromisso de um olhar atento às bibliotecas.
Uma nova sede da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil também foi anunciada: com melhor infraestrutura, no bairro Serra. Segundo o site da Prefeitura de Belo Horizonte, Regina Lúcia Caminha Tôrres, psicóloga, contadora de histórias e membro da Comissão Local de Cultura, reforçou que o prédio do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na Praça da Estação, tem problemas que prejudicam as atividades da biblioteca, como espaço físico reduzido e inapropriado, mobiliário deficitário e inadequado, falta de condições sanitárias e higiênicas, temperatura, ventilação e odor inaceitáveis, além de falta de segurança para acervo, leitores, servidores e colaboradores. Segundo Regina, a biblioteca também teve seu corpo técnico e orçamento reduzidos e perdeu autonomia financeira.
O diálogo na reunião do PMLLLB-BH abordou sobre o registro da força da biblioteca. Novos encontros estão previstos para ocorrer em breve.

Publicação do PMLLLB-BH