A cidade de João Monlevade, em Minas Gerais, comemorou os 54 anos da Biblioteca Pública Municipal Jornalista Assis Chateaubriand, no dia 16 de junho, com uma programação especial no mês de julho, e a visita de crianças de escolas da rede municipal e particular de ensino. Criada em 1968, atualmente a biblioteca oferece mais de 30 mil exemplares, com sessões especiais para livros em braile, infantojuvenil, áudio-livros, escritores locais, dentre várias outras que oferecem o incentivo à leitura para seus visitantes.
A programação especial de aniversário contou com diversas atividades, organizadas pela Bibliotecária Anacriste Guedes (CRB-6/3649) para atrair o público da cidade para a comemoração. Entre os dias 20 de junho e 1º de julho, a biblioteca recebeu a exposição literária itinerante “Quem tem medo de bruxa”, realizada em parceria com a Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. O programa, que atua desde 2000, incentiva a leitura literária e forma leitores em todo o estado, levando banners ou painéis e divulgando obras ou autores que sejam interessantes para o público.

Exposições, contação de histórias e lançamento das redes sociais integraram a programação de aniversário na biblioteca (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de João Monlevade).
Anacriste conta que a adesão da comunidade à exposição foi muito grande, com o espaço da biblioteca sempre cheio de leitores e uma forte resposta emocional das crianças, encantadas com a apresentação das bruxas. A mostra aborda o tema, presente de formas diversificadas na literatura de fantasia. “Muitas pessoas que não conheciam a biblioteca se tornaram um público assíduo, passando a frequentar o local após as atividades de comemoração”.
Além da exposição, foram desenvolvidas exposições literárias, lançamento do perfil do Instagram da biblioteca (@bibliotecapublicajm), realização de oficinas, contação de histórias, lançamentos dos livros das escritoras monlevadenses Janine Abreu Prandini e Isabel Araújo, com apresentação das obras “O menino que aprendeu a voar”, “Costura de Palavras que fazem voar” (Janine) e “O dia em que o Sol não queria se esconder para a Lua aparecer” e “O dia em que a Lua não queria mudar de fase” (Isabel).