Sônia Aparecida dos Santos (CRB-6/2056) e Tiago Furtado Carneiro (CRB-6/3279) são os Bibliotecários aprovados na seleção da Fundação Municipal de Belo Horizonte (FMC). O resultado do processo seletivo simplificado da FMC, divulgado em abril deste ano, contou com duas vagas para profissionais de biblioteconomia, com salário de mais de R$ 5 mil, e só foi possível graças à fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) em centros culturais que apresentavam ausências de profissionais devidamente registrado no Conselho.
O processo seletivo aconteceu por meio de chamamento público. Na primeira etapa, os interessados entregaram currículo. Já na segunda, os candidatos com os melhores currículos tiveram a chance de serem testados numa entrevista. A Bibliotecária Sônia Aparecida saiu da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH) para assumir a biblioteca do Centro Cultural Urucuia. Já Tiago Furtado, saiu do Cine Galpão Horto para assumir a biblioteca do Centro Cultural Zilah Spósito.
Sônia entrou em exercício no dia 13 de maio de 2024 e contou ao CRB-6 como foi o seu início. “Esse primeiro mês foi praticamente para fazer levantamento de demandas, conhecendo mais sobre a biblioteca e o centro cultural, reuniões administrativas, treinamentos e participações em eventos como por exemplo o 14º Seminário Beagalê, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar”, relatou a profissional.
Já Tiago vem usando sua formação de ator para ajudar em seu trabalho. “O centro cultural recebe diversas atividades artísticas e educacionais, como Bibliotecário, tenho a função de fazer os atendimentos na biblioteca, o tratamento e organização do acervo e ainda me proponho a desenvolver atividades de promoção à leitura usando de ferramentas do teatro, que é algo que trago na minha formação. Acredito que, para ações positivas na comunidade, devemos entender suas demandas, preparar a biblioteca para supri-las e trazer novos elementos que aguçam a curiosidade em explorar os caminhos da leitura e da cultura como um todo”.
Em seguida, ela falou sobre como foi a sua recepção e quais são os próximos passos. “No Centro Cultural Urucuia, que é onde estou atuando, fui recepcionada pelos funcionários de uma forma maravilhosa. Todos com boa vontade em me apresentar como é o funcionamento de um centro cultural. Já os planos para o futuro são trabalhar em atividades para a promoção da leitura, possibilitar o livre acesso à informação e ao conhecimento e dar acesso à cultura”. Tiago também pôde dizer o mesmo sobre sua chegada ao Cine Galpão Horto , “ fui recebido imensamente bem pela equipe local, me adaptando rapidamente à rotina”.
Sônia, que tem 23 anos de formação, é grata pela profissão ser regulamentada e privativa a bacharéis em biblioteconomia. “A atuação do CRB-6 me dá a garantia e a segurança de que o exercício da biblioteconomia deverá e será exercida somente por profissionais legalmente habilitados para tal”, pontuou.
Tiago, por sua vez, é grato ao Conselho por se manter vigilante dos valores e direitos do profissional de biblioteconomia. “O CRB-6 tem acompanhado o processo de contratação dos Bibliotecários pela prefeitura e desde o ínicio tem entrado em contato comigo para saber das atividades, acho isso bastante importante estimulando os profissionais a se engajarem nos seus feitos, para que gere visibilidade, proporcionando maior valorização dos trabalhos das bibliotecas ao olhar da nossa sociedade, finalizou o Bibliotecário.