A Prefeitura de Ponte Nova contratou a Bibliotecária Marielle de Carvalho Gomes (CRB-6/3769) para gerenciar a Biblioteca Pública Municipal Miguel Valentim Lanna. A contratação foi realizada após envio de ofício de fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) que constatou a falta de profissional qualificado no local. A profissional tem recebido apoio para desenvolver o seu trabalho e presta serviços por meio de contrato.
O presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), enviou, no dia 3 de agosto de 2022, um ofício para o prefeito Wagner Mol, solicitando a documentação comprobatória de situação regular da biblioteca pública e das bibliotecas da rede municipal de ensino de Ponte Nova, município da Zona da Mata mineira. O ofício, além de informar sobre a legislação referente à ocupação do cargo, também motivou o questionamento dos vereadores locais ao prefeito sobre o funcionamento da biblioteca pública.
O requerimento é assinado por sete parlamentares, e após aprovação no plenário da Câmara de Ponte Nova, oficiou o Executivo, com o prazo de 15 dias para respostas sobre o quadro de profissionais e respectivas funções; o público atendido; as regras de funcionamento (dias e horário); as regras para empréstimo e consulta do acervo; e como se dá a política de desenvolvimento de acervo. Com tamanha dedicação à melhoria da qualidade de vida e educação da população de Ponte Nova, o prefeito deu celeridade à resolução dos questionamentos feitos pelo CRB-6. A rápida resposta indicou a falta de Bibliotecários em atuação nas escolas, que são de responsabilidade do Estado, uma vez que o município não possui sistema próprio de ensino. No mesmo documento, foi anunciada a contratação de profissional Bibliotecária para atuação na biblioteca municipal da cidade, efetivada através de contrato, uma vez que nenhum profissional foi aprovado no concurso para o cargo.

A bibliotecária Marielle de Carvalho Gomes (CRB-6/3769) foi contratada em maio de 2022.
A bibliotecária Marielle foi contratada no dia 24 de maio de 2022, e desenvolve suas tarefas na biblioteca instalada no recém inaugurado espaço de cultura e lazer “Ceu das Artes”. Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marielle estava se desligando de um projeto na região quando viu a seleção para o cargo e decidiu participar. “O trabalho tem sido muito gratificante, e tenho recebido bastante apoio da prefeitura e da secretaria de cultura para desenvolver um espaço rico e interessante para toda a população de Ponte Nova. A mudança recente da localização da biblioteca oferece a possibilidade de organização do espaço, de melhorar e atualizar o serviço. Para isso, tenho contado com a Cidade Biblioteca e tido apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG), além de estar em contato com os bibliotecários das cidades vizinhas e da própria Universidade Federal de Viçosa (UFV) para desenvolver a nossa estratégia local”
O CRB-6 destaca que está à disposição da sociedade para fiscalizar irregularidades no funcionamento de bibliotecas, sejam elas públicas ou privadas, em qualquer cidade de Minas Gerais ou do Espírito Santo e que é dever dos cidadãos denunciar os espaços que estejam funcionando sem Bibliotecários. Para denunciar, basta acessar o site do Conselho e preencher os dados ou enviar as informações pelo e-mail crb6@crb6.org.br.