O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) publicou no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de julho, edital convocando Bibliotecários brasileiros a participarem do processo de escolha dos membros da 20ª Gestão, Triênio 2025/2027, marcado para o dia 19 de outubro de 2024, às 14 horas, na sede do CFB, em Brasília (DF).
Em vídeo publicado no Instagram do CFB, o presidente Fábio Lima Cordeiro (CRB-1/1763) declarou que metade da composição do plenário é formada por técnicos, os quais são eleitos de forma indireta pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB). Já a outra metade, é composta por meio de sorteio de professores dos cursos das escolas de biblioteconomia do Brasil. Segundo ele, é uma forma de composição que está prevista na Lei Federal 4.084/1962.
Para concorrer, de acordo com a Resolução CFB n. 269/2024, o profissional deve ter três anos, no mínimo, de registro profissional definitivo; três anos, no mínimo, de exercício profissional; não ter contas rejeitadas pelo CFB ou CRB nos últimos três anos; não estar em exercício de mandato ou cargo, na data da inscrição da candidatura, em sindicato ou associação da área de biblioteconomia ou ciência da informação, inclusive como suplente.
A composição do plenário, ainda segundo o presidente, é de 15 Bibliotecários, sendo 7 professores e 8 técnicos. Além disso, são eleitos 3 suplentes.
“A gente convida a todos os Bibliotecários a se candidatarem e aos professores a enviarem seus nomes para sorteio, para que a gente tenha uma participação ampla de vocês no nosso período de composição do novo plenário do Conselho Federal de Biblioteconomia”, convidou Fábio Lima.
Acesse as principais publicações sobre o processo de escolha do próximo plenário do CFB:
>> Resolução CFB n. 239/2021 que dispõe sobre as eleições
>> Resolução CFB n. 269/2024 que altera a Resolução CFB n.239/2021