O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), entre 1 e 5 de julho, realizou uma fiscalização em Araguari, Patrocínio e Uberlândia, em Minas Gerais. A operação foi liderada pela Bibliotecária-fiscal Jozane Pacheco (CRB-6/3733) e teve como objetivo inspecionar o funcionamento das bibliotecas e instituições educacionais nas cidades visitadas.
Durante a fiscalização em Araguari, realizada nos dias 1 e 2 de julho, foram inspecionadas três colégios, uma biblioteca pública municipal, um centro educacional municipal, duas escolas municipais e uma escola privada. Todas as instituições visitadas apresentaram irregularidades.
Nos dias 3 e 4 de julho, a equipe se dirigiu a Patrocínio. Na cidade, a biblioteca pública, cinco colégios, duas escolas municipais, uma biblioteca de uma escola técnica e a biblioteca de uma instituição municipal apresentaram irregularidades.
Por fim, no dia 5 de julho, a fiscalização ocorreu em Uberlândia, onde Jozane Pacheco verificou a situação de uma escola federal, que estava regular. No entanto, um colégio na cidade estava em desacordo com as normas.
Todas as instituições identificadas com irregularidades foram autuadas e notificadas pelo CRB-6. Aqueles que não regularizarem sua situação serão convocados para um julgamento e poderão enfrentar penalidades, incluindo multas, conforme a legislação vigente.
O CRB-6 busca assegurar que as bibliotecas e instituições educacionais estejam devidamente estruturadas e geridas por profissionais qualificados, garantindo o acesso adequado à informação e à cultura, em conformidade com a legislação.