Prezados bibliotecários,
Em razão das diversas contestações sobre a atuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) em relação às designações para a função de Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca/Mediador de Leitura da Secretaria de Educação de Minas Gerais, esclarecemos:
Desde 2012 o CRB-6 está trabalhando intensivamente com o objetivo de que seja criado o cargo e consequentemente contratado o profissional bibliotecário para a organização e coordenação das bibliotecas escolares do Estado de Minas Gerais, em nenhum momento fomos negligentes ou omissos com relação a falta do profissional, infelizmente ainda não conseguimos atingir essa importante e prioritária meta. Todos os instrumentos que o Conselho dispõe para agir tem sido usados, e é dessa forma que o Conselho tem atuado em relação às escolas estaduais de Minas Gerais.
Em 2016 foi formado um grupo de trabalho CRB-6/SEE-MG com o intuito de promover estudos relativos à função de PEUB. Os objetivos do CRB foram: em primeiro lugar, inserir o profissional bibliotecário na designação para a função de PEUB e iniciar os trabalhos para a contratação de bibliotecário para começar o planejamento de uma rede de bibliotecas escolares e, mais adiante, criar o cargo de bibliotecário no quadro de servidores da Educação. Infelizmente, a partir de meados do ano, a SEE/MG interrompeu o processo, retirando o Conselho do Grupo e ao mesmo tempo publicando o edital de designação sem a colaboração dos membros do CRB. O Conselho continuou tentando retomar as negociações, sem sucesso.
Desde então continuam as reuniões, as multas e as reuniões (poucas), mas ainda estamos distantes de atingir nosso objetivo.
A título de resumo, enviamos um pequeno histórico dos principais passos dados nos últimos anos (clique aqui).
Belo Horizonte, 09 de novembro de 2018.
Dra. Marília Paiva
CRB-6/2262
Presidenta