Premiação valoriza literatura brasileira, estimulando novos escritores
(Sebastião Geraldo Nunes – Crédito: site Biblioteca Estadual MG)
Os vencedores do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, uma das mais importantes premiações brasileiras de escritores, foram divulgados na última semana.
O grande homenageado desta edição foi o escritor mineiro Sebastião Nunes com 26 livros publicados e participações em diversas outras obras como diagramador e ilustrador em parceria com outros escritores. Alguns dos destaques das suas obras são Antologia Mamaluca, Poesia Inédita, Última Carta da América e A Cidade de Deus.
O Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura para expandir a literatura brasileira, valorizando escritores consagrados e impulsionando novos profissionais.
A seleção deste ano abriu espaço para livros focados na linguagem dos Contos e registrou recorde de interessados com 445 inscrições recebidas pela Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário.
Conheça os ganhadores:
– Emir Rossoni, ganhador da categoria Conto sob o pseudônimo de “Velasquez”, com o livro “Domanda Nisio”.
– Jonathan Tavares Diniz, ganhador da categoria Jovem Escritor Mineiro, com o projeto “Antes de Vera”, sob o pseudônimo de Jandira Krenak.
– Ana Laura Duarte, ganhadora da categoria Poesia, com a obra “Dança Antiga Para Cavalos”.
AS MAIS BELAS BIBLIOTECAS DO MUNDO
(Biblioteca da Faculdade de Filologia, Universidade Livre de Berlim, Alemanha | Crédito: Thomas Guignard)
As Bibliotecas representam um mundo e muitas delas foram projetadas para causarem fascinação à primeira vista, proporcionando uma experiência de encantamento e inspiração, antes mesmo de o leitor abrir um livro.
O Bibliotecário e fotógrafo canadense Thomas Guignard se inspirou nesse segmento para criar o projeto “Libraries” com fotografias das Bibliotecas mais lindas que conheceu.
Confira o trabalho dele no link: https://www.instagram.com/concretelibraries/
ESPIRITO SANTO NO RANKING BRASILEIRO DAS 10 BIBLIOTECAS TRANSFORMADORAS
(A esquerda, Ana Maria, Bibliotecária de Domingos Martins e a direita, Marcelle Queiroz, Bibliotecária de Cariacica | Crédito: arquivo pessoal)
Duas Bibliotecas do Espirito Santo foram homenageadas pelo papel transformador desempenhado dentro da comunidade, em evento no Rio de Janeiro, apresentando as Bibliotecas brasileiras mais transformadoras.
Leia mais: https://bit.ly/2zYiSbF
Programação Natalina Gratuita da Biblioteca Pública Estadual MG
(Crédito: Divulgação Redes Sociais Biblioteca Pública MG)
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais está com programação especial gratuita para este fim de ano com oficinas de contação de história, lançamento de livros e exposições, entre outras ações.
Leia mais: https://bit.ly/2rCNniQ