Livros, uma comunidade carente, um menino sonhador e a Xuxa. De alguma maneira, todos estão envolvidos nesta história. É que a ‘rainha dos baixinhos’ esteve em Várzea Grande para um compromisso profissional e acabou conhecendo Jefferson Gabriel, um garoto, 12, que estava montando uma biblioteca comunitária, mas precisava de apoio para realizar o sonho. E foi o que Xuxa fez, o ajudou.
Ao saber da história e conhecer o garoto, a apresentadora se colocou à disposição para contribuir financeiramente com a construção da estrutura que abrigará os livros. A doação foi feita na sexta-feira (4), porém a quantia exata não foi confirmada.
O encontro entre o baixinho e a rainha se deu por intermédio do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e da primeira-dama do Estado, Samira Martins, que iniciaram as movimentações para transformarem o sonho em realidade.
Quem também vai ajudar é o arquiteto Paulo Crispin, que voluntariamente criou o projeto, o qual vai ser colocado em prática no quintal da casa de Jefferson.
E o menino, quando perguntado sobre a melhor parte de ter uma biblioteca, não sucumbiu à vaidade e respondeu sem pestanejar: “Ela não é minha, é da comunidade”.
A ideia
Jefferson vive na comunidade de Bonsucesso e decidiu montar a biblioteca depois que os colegas reclamaram da falta de acesso a material de pesquisa em Várzea Grande.
Logo, a ideia reverberou positivamente e chegou até o Palácio Paiaguás. Foi então que, em agosto, o governo estadual bolou uma campanha interna de doação de livros para o projeto. E deu certo. Centenas de novos títulos chegaram até a biblioteca caseira.
Com o material em mãos, só faltava as prateleiras para estocá-los. Faltava. Pois agora já está sendo tudo providenciado.
Fonte: Olhar Direto | Túlio Paniago