Título de Memória do Mundo foi concedido ao Instituto Cultural Amilcar Martins
A memória documental de Minas Gerais obteve recentemente um reconhecimento dos mais importantes em todo o mundo. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, a Educação e a Cultura) divulgou que a coleção de obras raras da biblioteca do Instituto Cultural Amilcar Martins (Icam), localizada em Belo Horizonte, foi contemplada com o título Memória do Mundo. É o primeiro acervo bibliográfico brasileiro a receber tal honraria.
O Programa Memory of the World (Mow), criado em 1992, promove a identificação e a preservação do patrimônio cultural de todo o mundo, além do reconhecimento de que grande parte da memória do planeta se encontra nas bibliotecas e nos arquivos espalhados pelos cinco continentes.
O título
A concessão do título de Memória do Mundo é feita mediante julgamento minucioso de comissões compostas por instituições e especialistas de alto nível. Entre os documentos preservados com o apoio do programa encontram-se, por exemplo, a Bíblia de Gutenberg, a partitura original da 9ª Sinfonia de Beethoven, a Carta de Pero Vaz de Caminha e o Tratado de Tordesilhas.
Além de documentos como esses, o programa busca identificar e preservar acervos de importância fundamental para a história, a memória e a cultura dos diversos países.