Anualmente o Comitê do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil lança um Edital para candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio da memória brasileira. O objetivo principal do Programa é promover a identificação, proteção e divulgação de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade.
Para uma apresentação mais ampla do Programa Memória do Mundo e orientação dos interessados na proposição de suas candidaturas em 2016, o Comitê oferece oficinas regionais. Na quarta-feira da semana que vem (22), das 10h às 13h, a oficina será ministrada no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
A apresentação será feita por Carlos Augusto Ditadi, representante brasileiro no Comitê Regional da América Latina e do Caribe, e Diná Marques Pereira, bibliotecária da UFMG e membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.
Os interessados em participar da oficina devem se inscrever até o dia 21 de junho pelo e-mail dir@bu.ufmg.br. Será oferecido certificado.
Quem pode se candidatar no Programa Memória do Mundo?
Entidades públicas ou privadas, bem como pessoas físicas que detenham patrimônio documental ou bibliográfico de inquestionável valor para a memória documental brasileira, podem se candidatar no Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.
De acordo com o edital dos anos anteriores, “a proposição de candidaturas tem por objeto a nominação, no Registro Memória do Mundo do Brasil, de documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira”.
Os documentos podem ser tanto textuais (manuscritos ou impressos), quanto audiovisuais (registros sonoros, vídeos), iconográficos (fotografia, gravura e desenho) ou cartográficos, em suporte convencional ou digital. Para serem submetidos, devem estar em bom estado de conservação, documentados, catalogados e acessíveis para o público. A relevância dos documentos é avaliada pelo Comitê, tendo como critérios o impacto e o significado dos registros documentais para a história e a cultura brasileiras.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa Memória do Mundo da UNESCO.Fonte: UFMG