Quem trabalha com pesquisas científicas sabe que a normalização muitas vezes é um obstáculo na elaboração dos trabalhos. Para solucionar esse problema, o site FastFormat disponibiliza aos interessados a primeira ferramenta online de formatação desses estudos, com o propósito de simplificar a produção acadêmica no Brasil.
Yguaratã Cavalcanti, um dos sócios do projeto, conta que a intenção é facilitar ao máximo a elaboração científica, para que o usuário não precise de nenhuma ajuda externa no desenvolvimento de seu trabalho. Segundo o programador, o software vem sendo desenvolvido há quase cinco anos e faz pouco tempo que foi liberado ao público. “Agora vem uma nova fase do projeto. Precisamos manter e evoluir a ferramenta. Estamos apenas no início”.
A ideia surgiu quando os idealizadores viram as dificuldades inerentes à produção científica. Mesmo assim, em suas primeiras versões, a interação com o software era ainda difícil para o público leigo no assunto. A partir desta constatação, o projeto foi redesenhado, até chegar à versão atual.
Ainda segundo Yguaratã, a ferramenta tem sido bastante divulgada. Os sócios já receberam convites para palestras e entrevistas em rádios e revistas e para apresentar a ferramenta em empresas e universidades. “Isso tem nos ajudado bastante a divulgar a ferramenta e obter um feedback dos usuários”.
As expectativas para 2016 são otimistas. O site está lançando planos mensais e anuais para empresas e grupos de pesquisa. Além disso, Yguaratã espera que as universidades continuem indicando o software, para que mais pessoas passem a utilizá-lo e contribuam para o seu aprimoramento.
Publicação no Blog do CRB-6
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) já publicou uma matéria sobre esse projeto em nosso Blog, que fomentou grande discussão. Clique aqui para conferir.
Para conhecer e testar o software, acesse este site.