O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG) convidou a professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Renata Moreira, para a conversa intitulada “Alguns caminhos com a literatura”, no dia 8 de fevereiro, às 15h. A palestra abordará a relação do leitor com o livro literário, da obra clássica ao best-seller.
Um tema que é assunto muito importante para quem atua em bibliotecas públicas e comunitárias, também, será foco do evento: a importância da mediação e do compartilhamento do texto literário entre leitores.
Renata Moreira é doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com tese sobre o ensaio de Paulo Leminski (2011). Atualmente, é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, do Bacharelado em Letras – Tecnologias da Edição e do ensino médio do CEFET-MG.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia do evento, através do Sympla. O link para a conversa é enviado, automaticamente, para o e-mail do participante e tem certificado.
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), através do SEBP-MG, também promove um evento com o “Grupo de Estudos Alexandria” para discutir temas sobre livro, leitura e a literatura e das bibliotecas públicas às comunitárias.
A 5ª edição apresenta os estudos sobre a história das bibliotecas e as ideias por trás de sua evolução, sendo, agora, focando no Brasil e Minas Gerais. A programação acontecerá na terça-feira, 22 de fevereiro, às 14h30min. As inscrições são gratuitas, através do Sympla, podendo ser feitas até o dia do evento. O link para a conversa é enviado, automaticamente, para o e-mail do participante e também tem certificado!
As mediadoras serão Maria da Conceição Carvalho, professora aposentada da UFMG e atualmente pesquisadora na Academia Mineira de Letras e a Márcia Máximo, Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo e das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Nova Serrana-MG.
O Grupo de Estudos Alexandria ocorre bimestralmente. Antes de cada encontro, a equipe do SEBP-MG disponibiliza aos participantes um texto sobre o tema da reunião seguinte. A proposta do Grupo é proporcionar um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, promovendo a atualização de conhecimentos sobre os assuntos discutidos e, principalmente, a formação continuada.