Projeto “Barquinhas Literárias” incentiva leitura durante tempo de pandemia
(Crédito: Divulgação)
A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) tem promovido a ação “Barquinhas Literárias” para incentivar a leitura durante a pandemia com apoio de artistas e diversas Bibliotecas brasileiras.
Diariamente, a RNBC publica trechos de obras literárias em formatos de áudio, texto ou vídeo em suas redes sociais para entreter os leitores em tempos de isolamento social. Alguns artistas reconhecidos já aderiram a campanha, entre eles a cantora Zélia Duncan, que narrou uma poesia de Carlos Drummond de Andrade. O projeto já compartilhou mais de 80 barquinhas literárias.
A RNBC é um movimento pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à diversidade e às Bibliotecas, com atuação em 22 municípios nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, atendendo um público médio de 30 mil famílias. As 119 Bibliotecas comunitárias que integram a rede ainda estão dando apoio às suas comunidades com distribuição de alimentos e itens de higiene, usando as redes sociais para promover contação de histórias, debates e conversas literárias por lives, como a difusão de informações de fontes seguras sobre o coronavírus.