Estudante mineira se destaca no Enem
Ao participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na modalidade Treinamento, sem valer a chance de se candidatar a uma vaga nas universidades brasileiras, Sofia Dolabela tirou nota máxima na redação da prova. Para a estudante, de 16 anos, o contato desde cedo com a biblioteca de sua escola foi um dos motivos de seu sucesso.
Aluna do Colégio Espanhol Santa Maria, em Belo Horizonte (MG), Sofia afirma que frequenta a biblioteca da instituição desde muito nova. “Tive uma relação próxima com esse espaço. Nas primeiras séries, eu já visitava o local para pegar livros e indicações”, conta.
Além de oferecer acesso a todo o acervo, o espaço oferece atividades que ampliam a presença dos alunos. Além de projetos de incentivo à leitura, há um mural em que eles podem recomendar livros para aquisição, estimulando a interação entre os estudantes.
Para Sofia, a atualização constante do acervo é fundamental para cativar e atrair jovens ao espaço. Além disso, ela acredita que a promoção de atividades nos próprios intervalos das aulas, também pode motivar a leitura entre os alunos. “Acredito que, com uma divulgação ampla, pode haver uma familiarização maior com a biblioteca”, finaliza.