Iniciativas disponibilizam acesso gratuito a livros
Para fomentar o hábito de leitura, projetos sociais do Espírito Santo e de Minas Gerais disponibilizam alternativas gratuitas de acesso a livros. Verdadeiras fontes de inspiração, as ações são promovidas por voluntários interessados em estimular o exercício da cidadania e colaborar com a construção de uma sociedade melhor.
Jovem monta projeto de leitura em praia de Vila Velha
A tradutora Suzana Lordelo, 24 anos, implantou um projeto social na orla da Praia da Costa, em Vila Velha, que empresta livros a quem passa pelo local. O acervo conta com cerca de 120 obras, reunidas pela tradutora em dezembro do ano passado. O objetivo é viabilizar o acesso à leitura a comunidades diversas, inclusive aos moradores de periferias, que normalmente têm maior dificuldade de acesso à literatura.
O espaço fica localizado em uma tenda próxima ao cruzamento entre a Avenida Antônio Gil Veloso com a Rua Pernambuco, e funciona às terças e quintas-feiras, de 9h30 às 17h30. O tempo de empréstimo é de uma semana e é necessário cadastrar-se para retirar as obras. Interessados em doar livros para o projeto devem contatar Suzana Lordelo Braga pelo Facebook ou na própria tenda.
Clube Tamboril incentiva leitura em Pirapora
Criado em 2014, o Projeto Clube Tamboril mantém espaços de leitura e de troca de livros em Pirapora, Minas Gerais. O primeiro ponto de troca utilizou uma geladeira, denominada Geloteca, para armazenar as obras disponíveis. A partir de 2015, a geladeira passou a percorrer vários pontos da cidade, incluindo feiras típicas.
Atualmente, a ação conta com 12 voluntários, entre escritores, artistas e outros profissionais da região, que levam as Gelotecas a um número maior de bairros da cidade e pontos turísticos, como por exemplo, o Mercado Municipal. O empréstimo é registrado pelo próprio usuário, e a iniciativa tem despertado interesse de jovens leitores da cidade, em especial o público infantil, que participa de saraus de leitura e assiste a encenação de histórias.
Projetos sociais que envolvem leitura precisam ser reconhecidos
A última edição da revista do CRB-6 trouxe uma matéria sobre a importância da criação de projetos de incentivo à leitura pela comunidade. Confira em https://crb6.org.br/2020/wp-content/uploads/2016/11/Revista-CRB-6-Informa-Sequencial.pdf.