Givanilda Maria
Bibliotecária CRB-8/9619
Esse projeto tem como objetivo ampliar a acessibilidade em dez bibliotecas públicas selecionadas pelo SNBP (Sistema Nacional de Biblioteca Pública). São elas: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Minas Gerais), Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (Espírito Santo), Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim (Mato Grosso do Sul), Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (Mato Grosso), Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (Santa Catarina), Biblioteca Pública do Estado do Paraná (Paraná), Biblioteca Pública Estadual do Amazonas (Amazonas), Biblioteca Pública Estadual do Acre (Acre), Biblioteca Pública Benedito Leite (Maranhão), Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Bahia).
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 24% da população tem algum tipo de deficiência, esse dado corresponde ao ano de 2010. O senso traz uma pesquisa, na qual foi constatada que apenas 5%, dos domicílios, apresentam espaços com acessibilidade, para as pessoas com alguma restrição, nesse quadro a biblioteca está inserida. Mesmo com os avanços que já existem, ainda há muito que se fazer, quando se fala de acessibilidade.
O projeto é uma iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC). A execução está sob a responsabilidade da Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua há quase uma década com educação e cultura inclusivas. O projeto se dá ainda em parceria com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). No site, http://acessibilidadeembibliotecas.culturadigital.br/sobre-o-projeto/, é possível saber mais sobre esse projeto.
Fonte: Vértice Books