O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6), Álamo Chaves (CRB-6/2790), recebeu o título de “Amigo da Academia” pela Academia Espírito-santense de Letras (AEL), no dia 13 de dezembro, às 17h.
Com sede em Vitória, a AEL realizou uma cerimônia na Casa Kosciuszko Barbosa Leão, restrita a convidados, para a entrega dos certificados oferecidos àqueles que, de alguma forma, ajudaram a Academia. Segundo a presidente da AEL, Ester Abreu, neste ano, especificamente, a homenagem foi conferida a pessoas que contribuíram para a execução da comemoração do centenário da academia.
O presidente do Conselho, Álamo, afirmou que o CRB-6 tem trabalhado em parceria com diversas instituições que atuam no segmento do livro, da leitura, da cultura e da educação, sendo que a Academia Espírito-santense de Letras é uma delas. “Trouxemos a Academia para dentro do Conselho e levamos o Conselho para dentro da Academia. A ideia de união levou o Conselho a receber a honraria”, explica.
Segundo Ester, homenagear o presidente Álamo é uma forma de homenagear todo o setor. Ela explica que a primeira ação conjunta entre as duas instituições foi a realização de uma live intitulada “Primeiros acadêmicos notáveis da Academia Espirito-santense de Letras: 1921 – 2021”. O CRB-6 disponibilizou recursos humanos e tecnológicos para a realização do evento.
“É uma grande honra estar entre os representantes dos vinte e quatro conselheiros efetivos e suplentes, recebendo essa homenagem em nome da equipe. Fortalecer a Biblioteconomia no Espirito Santo é uma das prioridades da gestão do CRB-6”, observa Álamo.
A conselheira suplente Juliana Maria Weichert Binda (CRB-6/944 ES) representou o presidente na cerimônia de homenagem.
A programação do evento ainda incluiu uma palestra, aberta ao público, sobre o patrono da Cadeira 39 da AEL, o poeta Manoel Jorge Rodrigues, na Biblioteca Municipal Adelphi Poli Monjardim. O Bibliotecário e escritor Auro Malquiais dos Santos foi o palestrante que abordou o tema sobre a biografia do poeta, natural do Espírito Santo, e da atuação dele como jornalista, professor e escritor nas cidades de Taubaté, Mogi das Cruzes e São João del-Rei, entre outras.