O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), ao tomar conhecimento de um concurso público que possuía o cargo de Bibliotecário, mas não exigia o registro profissional, encaminhou um ofício para a Prefeitura de Perdões solicitando a retificação do certame.
O documento enviado pelo Conselho tinha o objetivo de esclarecer que as “atividades de administração e direção de bibliotecas, organização e execução dos serviços de catalogação, indexação, classificação, bibliografia e referência são privativas do profissional Bibliotecário, cuja profissão foi regulamentada pelas Leis Federais n.º 4.084/62, n.º 9.674/98, Decreto-Lei n.º 56.725/65 e a Resolução CFB n.º 197/18”; e que o exercício da função de Bibliotecário é destinado apenas aos profissionais bacharéis em Biblioteconomia e que possuem registro no Conselho Regional de sua jurisdição.
A prefeitura da cidade publicou a retificação do edital de forma amigável. O documento foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 2 de março.
A prova do concurso ocorreu no dia 12 de março, o Dia do Bibliotecário.