No dia 17 de março, o Governo do Espírito Santo pagou nova multa ao Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). O Estado tem sido reincidente nas ações de fiscalização do Conselho e deve mais de R$ 2 milhões em multas ao CRB-6.
A penalidade paga no valor de R$ 12.078,33 é referente à fiscalização realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Belmiro Teixeira Pimenta, localizada na cidade de Serra.
O presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790) esclarece que “à época da fiscalização, foram inspecionadas diversas escolas. Contudo, os julgamentos das bibliotecas irregulares foram feitos de forma individualizada. Por isso, o valor aplicado parece pequeno, mas, se somadas todas as escolas vistoriadas e julgadas, teremos um valor alto. É bom ressaltar que o CRB-6 não tem interesse no recebimento de multas, mas, sim, em obrigar o Estado a cumprir a legislação da profissão de Bibliotecário”.
É importante ressaltar que caso tenha conhecimento de irregularidades em bibliotecas, de Minas Gerais ou do Espírito Santo, é necessário realizar a denúncia junto ao CRB-6 através do endereço www.crb6.org.br/denuncie ou pelo e-mail crb6@crb6.org.br. Além disso, o Conselho assegura que os dados pessoais fornecidos no ato da denúncia são mantidos em sigilo.