Projeto oferece diversos títulos para e retirada por qualquer cidadão em pontos públicos
Livros didáticos, religiosos, acadêmicos e de ficção, além de revistas disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa. A facilidade é proporcionada pelo projeto Ponto do Livro, que fica em três endereços de Lavras (MG): Praça Dona Josefina e Praça Augusto Silva, no Centro, e Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O projeto foi desenvolvido para incentivar a leitura e, por meio dele, os moradores podem retirar livros e também doar títulos que não desejam ter mais. “Nossa proposta é incentivar a leitura, desburocratizando o acesso aos livros. No Ponto do Livro não é preciso cadastro – basta escolher um título e pegar”, explica uma das organizadoras do projeto na cidade, Lissa Pereira.
Em menos de seis meses de existência, a iniciativa já fez circular mais de 350 livros. O número de títulos retirados ainda supera o volume de doações e, para suprir a demanda, pontos de coleta foram disponibilizados em bibliotecas e empapelarias e farmácias, entre outros estabelecimentos comerciais.
O Ponto do Livro foi criado em São Paulo e pode ser encontrado em outras cidades do Brasil, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Para se inspirar
A última edição da Revista CRB-6 Informa trouxe a matéria “Projetos sociais apostam no poder da leitura”, que aborda diversas iniciativas que visam resgatar o hábito de leitura. Não deixe de conferir!