Em 2012, o desempenho dos estudantes em leitura brasileiros piorou em relação a 2009. De acordo com dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o país somou 410 pontos em leitura, dois a menos do que a sua pontuação na última avaliação e 86 pontos abaixo da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Com isso, o país ficou com a 54ª posição do ranking de leitura, abaixo de países como Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia. Segundo o relatório da OCDE, parte do mau desempenho do país pode ser explicado pela expansão de alunos de 15 anos na rede em séries defasadas.
RANKING DE LEITURA PISA 2012
Economias Média
1º – Xangai-China 570
2º – Hong Kong-China 545
3º – Cingapura 542
4º – Japão 538
5º – Coreia do Sul 536
6º – Finlândia 524
7º – Irlanda 523
8º – Taiwan (Taipei-China) 523
9º – Canadá 523
10º – Polônia 518
Média da OCDE 496
52º – Montenegro 422
53º – Uruguai 411
54º – Brasil 410
55º – Tunísia 404
56º – Colômbia 403
64º – Peru 384
Quase metade (49,2%) dos alunos brasileiros não alcança o nível 2 de desempenho na avaliação que tem o nível 6 como teto. Isso significa que eles não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem.
Em ciências, o Brasil obteve o 58° lugar do ranking com 64 países. Apesar de ter mantido a pontuação (405), o país perdeu cinco postos desde o 53° lugar em 2009. Nessa disciplina, a média dos países de OCDE foi de 501 pontos.
No exame de ciências, 55,3% dos alunos brasileiros alcança apenas o nível 1 de conhecimento, ou seja, são capazes de aplicar o que sabem apenas a poucas situações de seu cotidiano e dar explicações científicas que são explícitas em relação às evidências.
Fonte: UOL Educação