Ele também aborda a questão da gestão familiar e destaca o e-book como oportunidade no mercado de livros
Pedro Herz, da Livraria Cultura, foi o convidado de hoje para a semana especial de entrevistas ao vivo com empreendedores brasileiros na TV Estadão. O empresário falou sobre desafios de empreender no Brasil e gestão familiar.
Uma das recomendações de Herz para quem quer montar um negócio é ficar atento na hora de escolher a equipe, pois hoje a qualidade da mão de obra é baixa, de forma geral, não apenas no mercado em que ele atua. “Sofremos um apagão do ensino”, diz. ” Está difícil de achar gente qualificada, ou por desinteresse ou má formação.”
E para resolver esse problema, segundo o empresário, não adianta apenas investir em treinamento. “Eles (funcionários) ligam no piloto automático, mas isso não significa que sabem voar”, explica.
Outra sugestão que Herz destaca para quem está iniciando uma empresa é conhecer bem o mercado e ter compromisso com o cliente, o que é diferente de apenas ter uma ideia, um sonho, e se aventurar.
Além disso, ele reforça, o empreendedor precisa crescer sempre, mas passo a passo. “Não deve se endividar”, alerta.
Pedro Herz também falou de inovação, oportunidades no mercado de livros e gestão familiar. Confira no vídeo abaixo.
A Livraria Cultura tem 19 unidades no Brasil, um pouco mais de dois mil colaboradores e faturou R$ 450 milhões ano passado. Em 2014, a empresa pode faturar até R$ 540 milhões segundo o empresário, que hoje é presidente do conselho administrativo da livraria.
Fonte: Estadão