O Procon da Bahia realizou operação nesta quarta-feira (17 de outubro) para apreender produtos da personagem “Hello Kitty” que estavam sendo vendidos em bancas de revistas de Salvador.
A retirada de circulação dos produtos da linha “Hello Kitty Party” foi decidida após denúncias de consumidores, que reclamaram do conteúdo do livro de receitas. A publicação traz, entre os ingredientes sugeridos nas “dicas”, bebidas alcoólicas.
A prática foi considerada abusiva e enganosa e passível de apreensão. Durante fiscalização, o Procon confirmou a inclusão dos itens nos fascículos dos produtos, que são destinados ao público infantil e adolescente.
Segundo o Procon, todos os itens encontrados foram retirados das prateleiras das bancas de revistas, em diferentes bairros de Salvador, e os encartes serão destruídos.
O material
O material “Hello Kitty Party” traz, além de receita com bebidas alcoólicas, itens de cozinha copos, pratos e xícaras de porcelana da personagem Hello Kitty. Os fascículos trazem receitas para “café da manhã”, “jantar romântico”, “almoço entre amigos” e “buffet de frios”.
Entre os ingredientes das receitas estão vodca, uísque e conhaque, bebidas impróprias para o consumo de crianças e adolescentes. O produto estava à venda por R$ 9,90.
Segundo o Procon, a empresa Sanrio do Brasil –responsável pela distribuição do produto – e a Editora Salvat do Brasil – que confecciona os fascículos impróprios às crianças– serão autuados e responderão a processo administrativo.
Como os produtos são vendidos nacionalmente, também deverão ser enviadas notificações a órgãos federais como a Secretaria Nacional do Consumidor e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A orientação é para que a comercialização do kit também seja reprimida em outros Estados.
Outro lado
A reportagem do UOL tentou entrar em contato com a empresa Sanrio, que detém os direitos do uso da imagem da Hello Kitty, mas o site do grupo não indica para números de telefone. Um e-mail foi enviado, mas até o momento não houve retorno.
O UOL também tentou contato com a editora Salvat, mas as ligações não foram atendidas na manhã desta quinta-feira (18).
Em seu site, a editora diz que a coleção “reúne 50 fascículos com receitas deliciosas e em cada edição uma louça de porcelana da Hello Kitty!” O material tem “dicas de receitas práticas para o dia-a-dia e ainda incrementa sua mesa com peças de porcelana decoradas com sua personagem favorita e que podem ser levadas ao microondas e lava-louças.”
Fonte: UOL | Carlos Madeiro
eu agradeço muito por ter maturidade o suficiente para distinguir entre produtos KODOMO e KAWAII. Talvez faça parte do IMAGINÁRIO POPULAR BRASILEIRO de que os produtos kawaii devam ser única e exclusivamente para kodomo e, ao que parece, muitos ainda pensam que itens “fofos, bonitinhos, uma gracinha” sejam somente para “crianças”.
é, realmente, uma pena que muitos confundam esses conceitos.