Documento é único para conselhos federal e regionais
No mês de junho, foi publicado no Diário Oficial da União o novo Regimento Interno do Conselho Federal de Biblioteconomia e seus conselhos regionais (Sistema CFB/CRBs). Aprovadas em 26 de maio, as principais mudanças dizem respeito à estrutura das autarquias.
O novo Regimento incluiu o Fórum de Presidentes como órgão consultivo e deu caráter legal à Assembleia Geral de Conselheiros e à Assembleia Geral de Delegados e Eleitores, que já existiam extraoficialmente.
Eleito em Assembleia Geral de Delegados Eleitores, o Plenário do CFB será constituído por oito conselheiros efetivos e três suplentes, sendo esses bibliotecários não docentes. Já o Plenário dos CRBs passa a ser composto por, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 (quinze) membros efetivos e por, no mínimo, três suplentes. Já a Comissão Permanente de Legislação e Normas passará a funcionar apenas no CFB, que também terá uma Comissão de Bibliotecas Escolares e Públicas.
A presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Marisa Martins (CRB-6/1637), destacou a importância da aprovação do documento. “O Regimento Interno do Sistema CFB/CRBs passa a ser único para todos. As novas regras foram discutidas entre os conselheiros federais e os presidentes do CRBs e isso mostra um grande avanço, pois tivemos a oportunidade de dialogar e corrigir pontos falhos. Com certeza, o consenso facilitará a gestão das autarquias.”
Confira a nova nomenclatura adotada para a composição da diretoria do CRB-6:
Presidente: Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637)
Vice-Presidente: Álamo Chaves (CRB-6/2790)
Diretor Técnico (antigo 1º Secretário): Carina Martins (CRB-6/2336)
Diretor Administrativo (antigo 2º Secretário): Wander Garcia (CRB-6/2035)
Diretor Financeiro (antigo Tesoureiro): Denise Ramos (CRB-6/1000)