O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem realizado com frequência fiscalizações em todo Espírito Santo, devido ao número elevado de denúncias e reincidências no que diz respeito à falta de Bibliotecários nos espaços das bibliotecas capixabas.
Entre os dias 13 e 17 de março, a Bibliotecária-fiscal, Jozane Pacheco (CRB-6/3733), esteve em 24 instituições nas cidades de Serra, Cariacica e Vitória.
A fiscal conta que, em Serra, foram visitadas escolas municipais e estaduais mas que, durante a visita às escolas estaduais, houve um impedimento gerado pelo superintendente da regional de Carapina, em que o próprio enviou mensagem aos diretores escolares para não receber o CRB-6. Das 6 escolas estaduais visitadas, 4 foram autuadas pela falta de Bibliotecário, e em 2 houve impedimento de fiscalização. A assessoria jurídica do CRB-6 já está tomando as medidas judiciais quanto a este fato.
Além disso, foram fiscalizadas 6 escolas municipais e um centro cultural municipal, estando todas as sete bibliotecas irregulares e 2 instituições privadas, ambas regulares.
Já em Cariacica, foram visitadas 5 instituições de ensino privadas, entre faculdades e escolas, estando apenas uma regular. As outras 4 foram autuadas. Também foram fiscalizadas 2 escolas municipais, uma delas tendo sido autuada por falta de Bibliotecário.
Em Vitória, a fiscal visitou uma faculdade particular e um órgão público e ambas estavam regulares.
Histórico
Em outubro de 2022, a cidade de Serra já havia sido fiscalizada e multada pelo CRB-6. Ao todo 10 escolas estaduais e municipais da cidade foram autuadas, além da biblioteca pública municipal. Além disso, recentemente, o Município teve mais de R$ 13 mil bloqueados das contas públicas pela Justiça Federal, com o intuito de pagar multa aplicada pelo Conselho.
A Prefeitura de Cariacica, por sua vez, firmou acordo com o CRB-6 e realizou processo seletivo com a previsão de contratação de novos Bibliotecários para a cidade.