Livraria mais antiga de Belo Horizonte fecha as portas
Fundada há 47 anos, a mais tradicional livraria de Belo Horizonte fechará as portas definitivamente no dia 31 de dezembro. A Livraria Van Damme se comprometeu a duas ideias: vender nada além de livros e sempre com preço tabelado. Nesses últimos dias, excepcionalmente, está realizando promoções dos livros restantes.
Localizada na Rua Guajajaras, 505, a livraria, era a mais bem estabelecida loja do segmento na capital mineira, sem perspectiva alguma de ser fechada. A Van Damme é um negócio de família, em que os Johans, pai e filho, eram os encarregados de administrar e atender os clientes de forma especial, com diálogo e atenção. Van Damme pai foi famoso por suas indicações valiosas de livros. Segundo Van Damme filho, o fechamento do negócio foi motivado pelo impacto que a tecnologia vem causando no mundo impresso literário, apesar de não ser a única razão.
Esse não é o primeiro sinal de declínio do segmento. No ano passado, outras duas livrarias tradicionais e aclamadas em Belo Horizonte se viram obrigadas a fechar as portas – Mineiriana e Status, por causa de preços abusivos de aluguel na região da Savassi.