Fechado desde o incêndio ocorrido em 2015, reabrirá as portas dia 25 de junho
(Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)
O Museu da Língua Portuguesa estava fechado desde o incêndio de grandes proporções em 2015, reabrindo as portas dia 25 de junho, com cerca de 80% do acervo renovado.
As obras de restauração do museu custaram em torno de R$81,4 milhões e foram concluídas em quatro anos. A maior parte do valor é indenização do seguro contra incêndio e de empresas privadas. O investimento inclui prevenção e combate a incêndio, como por exemplo, o sistema de sprinklers (chuveiros automáticos).
O museu contará com um café no último andar e um terraço a céu aberto com vista para a Pinacoteca. As novidades ainda incluem acesso direto à Estação da Luz, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e uma esplanada, próximo ao portão 4. O preço dos ingressos funcionará a partir de um sistema de demanda, sendo mais caro em dias de maior movimento e mais barato nos outros. A estimativa é que o valor médio seja de R$20.
Nos próximos seis meses, o espaço continuará fechado para término da obra e organização do acervo. Os equipamentos de iluminação e de ar-condicionado também serão instalados durante esse período.
O museu funcionará de terça a domingo com estimativa de público de 600 mil pessoas no primeiro ano da reinauguração. A atração principal de reabertura será o acervo 80% novo e atualizado.