Por Maria Angélica Ferraz Messina Ramos,
Analista de Desenvolvimento na Gerência de Apoio e Patrimônio do
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
No passado, como a grande maioria das bibliotecas, as estantes da biblioteca do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) eram de aço, todas montadas com parafusos, naquele modelo antigo de cor esmorecida, sem vida e de difícil manutenção. Quando se fazia necessário mudar a altura das prateleiras para acondicionar livros de tamanhos especiais, era necessário chamar a equipe de manutenção, pois sozinha não conseguia mover as prateleiras, tampouco modificar a configuração das estantes.
O espaço da nossa biblioteca é pequeno e, no momento de fazer o novo layout, optamos por criar um ambiente mais moderno, com desenho arrojado, marcado por cores alegres e vibrantes. Ao selecionar a cartela de cores, decidimos pelo uso do cinza e vermelho, as cores do BDMG. A combinação ficou muito linda!
No momento da montagem do mobiliário tive uma grata surpresa pela facilidade com que os módulos das estantes são encaixados. Parafuso virou coisa do passado e as prateleiras hoje podem ser facilmente alteradas para se adequar às diversas alturas de material bibliográfico.
Apesar de pequeno, o espaço ficou aconchegante e alegre, mas ainda não está pronto. Assim que for possível, vamos cuidar da sinalização e mudar o espaço para leitura. Mais um desafio.
O perfil dos usuários da biblioteca do BDMG é muito diferente. Regra geral, os livros são entregues aos usuários e devolvidos por meio dos mensageiros. Poucos vão à biblioteca. No entanto, todos que têm oportunidade de conhecer o espaço elogiam o novo layout.
O importante é que o novo layout está adequado a todo o BDMG, tanto nas cores como na elegância. Afinal, a Gerência de Apoio e Patrimônio, responsável pela decoração do Banco, prima por manter todos os ambientes confortáveis e visualmente harmônicos. Por tudo isso, eu recomendo a todos visitarem a Biccateca.
AFBDMG
A Associação dos Funcionários do BDMG – AFBDMG construiu sua sede bem pertinho do BDMG. Eles possuem uma biblioteca de lazer para atender os seus associados. A sede está em fase de finalização e recomendei que os móveis da biblioteca fossem adquiridos na Biccateca. Estou torcendo para que dê certo, afinal, a associação é um pedacinho de todos os funcionários do Banco!