Durante o mês de junho, o espaço passou a contar com 70 novos sócios, que se juntaram aos cerca de 4,5 mil leitores já cadastrados

Metrô de BH: disponibiliza livros para volta às aulas. Aproximadamente 500 obras foram colocadas à disposição dos associados (Foto: Divulgação/CBTU)
Em tempo de férias, a Biblioteca Estação Leitura da CBTU Belo Horizonte coloca à disposição dos usuários mais de 60 novos livros em seu acervo. Os exemplares chegam às prateleiras no final do mês de férias, já preparando o acervo para a volta às aulas na próxima semana. Em 2014, aproximadamente 500 obras foram colocadas à disposição dos associados. Localizado na estação Central do metrô, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, de 11h às 20h.
Entre as novidades de escritores brasileiros estão: “Helena”, de Machado de Assis; “Sua Vida em Movimento”, de Marcio Atalla; e “A Família Agulha”, de Luís Guimarães Júnior. Já os livros de autores internacionais incluem “Acima de qualquer suspeita”, de Scott Turow; “Na Companhia das Estrelas”, de Peter Heller; e “Diário de um Banana – Dias de cão”, de Jeff Kinney.
A professora Maria de Fátima Batista, sócia da biblioteca desde a inauguração, em 2009, está sempre conferindo as novidades e fica feliz com a renovação do acervo. “Toda semana, levo um livro diferente. Realizo empréstimos para mim e para minha filha que também aproveita a facilidade de ter um acervo com tantas opções no metrô”.
A constante renovação do acervo estimula que mais pessoas façam o cadastro na biblioteca. Durante o mês de junho, o espaço passou a contar com 70 novos sócios, que se juntaram aos cerca de 4,5 mil leitores que já aproveitam a biblioteca do metrô. Quase quatro mil livros de diferentes estilos estão disponíveis aos associados.
Como se associar
Para se tornar sócio, os empregados da CBTU podem comparecer à biblioteca e apresentar o crachá funcional e uma foto 3×4 para fazer a carteirinha de identificação. Os leitores recebem cartão de identificação e podem retirar os livros sem qualquer custo.
Os empréstimos são gratuitos e não há multa por atraso. O prazo de devolução das obras é de dez dias. Para facilitar a devolução dos livros, um coletor instalado na biblioteca permite que a entrega seja feita mesmo fora do horário de funcionamento.