Desde o começo do ano, rumores sobre o risco de descontinuidade ou de restrição de recursos do Portal de Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vinham crescendo na comunidade acadêmica e foram reforçados com os recentes contingenciamentos orçamentários do Governo Federal, além dos atrasos nos pagamentos de bolsas e repasses de recursos.
Questionado sobre o assunto, o Ministério da Educação (MEC) informou que manterá o acesso livre aos artigos científicos e demais conteúdos de publicações acadêmicas para as instituições de ensino superior e pesquisa credenciadas à Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Números
Criado em novembro de 2000, o Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 37 mil títulos com texto completo, 11 bases exclusivas para patentes e 126 bases referenciais, além de resumos de teses e dissertações defendidas no país. Em 2014, foram 65 milhões de consultas e a média diária chegou a 285 mil acessos. Os investimentos previstos no início do ano passado eram de R$ 163 milhões.
Novas edições de periódicos científicos
, , e são revistas científicas cujas edições mais recentes já estão disponíveis para leitura. As publicações são focadas na divulgação de trabalhos que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos em Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins. Elas buscam promover trocas comunicativas sobre relatos de estudos e pesquisas, reflexões e proposições dos profissionais da informação no Brasil e no mundo. Vale a pena conferir!