A disposição de arquivos em uma instituição de ensino é fundamental para consolidar a memória escolar e otimizar o trabalho. Para cumprir esse objetivo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) elaborou a publicação “Mobiliário Escolar: Manual”, um guia para mobiliário e equipamentos de creches e pré-escolas, do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). A proposta é que o guia seja adotado por prefeituras que participam do programa.
O manual traz requisitos inerentes à qualidade técnica, ergonômica e estética dos equipamentos, que devem ser levados em consideração no aparelhamento das unidades de ensino. Nesses três aspectos, têm que ser respeitados critérios como eficiência do produto, facilidade para manutenção e limpeza, entre outros.
Para facilitar a aquisição dos materiais, o manual aborda especificidades para cada setor das escolas. Entre os espaços destacados estão refeitório, espaço para repouso das crianças, salas de informática, área de higiene e alimentação e setor administrativo.
Com sete páginas, o manual do FNDE traz ainda a relação de lotes para cotação de preços. Para fazer download da publicação, clique aqui.
Fonte: MEC. Editado pelo CRB-6.