Previsão do Gartner aponta que 33% mas companhias listadas na Fortune 100 enfrentarão uma crise relacionada a informações até 2017. O problema estará relacionado a sua inabilidade de extrair valor, gerenciar e confiar nos dados que dispõem.
O avanço de big data, redes sociais, interações móveis somada a explosão da quantidade de dados estruturadas e não-estruturadas disponibilizadas em ambientes em cloud forçam as organizações a buscarem informações relevantes aos negócios.
“Há uma buraco generalizado de maturidade frente a governança de informações como um ativo corporativo”, julgou Andrew White, vice-presidente de pesquisa da consultoria. “As empresas incapazes de organizarem-se de maneira efetiva sofrerão as consequências”, alertou.
As companhias precisarão gerenciar seus dados ao invés de apenas mantê-las. “Quando dizemos “gerir”, isso significa gerenciar informações para terem vantagens de negócio, algo relativamente distante a manutenção de dados em armazenamento físico ou virtual”, adicionou.
A consultoria crê que em uma economia digital, informações viram, de fato, “o” ativo competitivo para agregar inteligência e vantagens aos negócios. “Portanto, é crítico fazer esses links às cadeias organizacionais”, comentou.
Disciplina na exploração de diversos tipos de informação criadas e gerenciadas, vindo de dentro ou de fora das empresas, influenciarão aspectos relativos a práticas e ferramentas de enterprise information management (EIM).
Uma abordagem nesse sentido permite que pessoas dentro de um ambiente organizacional compartilhem, gerenciem e reutilizem informações que foram criadas em diferentes aplicações e estão armazenadas em repositórios e bases de dados distintos.
Essas habilidades, contudo, muitas vezes não resolvem os problemas organizacionais por si só. Atualmente, alguns programas de EIM ajudam empresas a identificarem quais informações são relevantes ao seu sucesso. Provedores de tecnologia e CIOs precisarão desenhar iniciativas para criar uma abordagem eficiente que extraia valor dos dados e contribua para os objetivos estratégicos da empresa.
O Gartner estima que, atualmente, mais de três quartos das iniciativas de gerenciamento de informações individuais são isoladas entre si dentro de uma mesma organização.
Para conseguir uma abordagem vencedora, a recomendação da consultoria é explorar os pontos cruciais em negócios que estão sustentados sobre um processo fraco de gestão de informação. O segundo ponto é determinar processos e líderes organizacionais impactados por essa falha utilização de informações. Feito isso, o passo seguinte é estabelecer prioridades para implantar um programa eficiente.
Fonte: CRN Brasil