Projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário leva livros para populações do campo
Para reduzir as desigualdades no meio rural, nada melhor que promover a leitura e o acesso à informação. Essa é a missão do Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Desde 2003, já foram distribuídos mais de 2 milhões de livros pelo país em 2.308 municípios. Ao todo, 1 milhão de famílias brasileiras já foram beneficiadas.
Para ter acesso ao Arca das Letras, o processo é bem simples. O primeiro passo é mobilizar a população local. Para isso, conta-se com o apoio dos artistas, agitadores culturais e demais interessados em trabalhar voluntariamente. A partir daí, um formulário online deve ser preenchido, indicando o perfil das famílias beneficiadas e os nomes daqueles que serão nomeados agentes da leitura. Eles são os responsáveis pelos livros e possuem o compromisso de cuidar do acervo, controlar o empréstimo e incentivar a leitura na comunidade.
As comunidades interessadas recebem, então, um móvel exclusivo do projeto, que pode ser colocado nas associações comunitárias ou até mesmo na casa de um morador. O acervo é formado por cerca de 200 obras, entre literatura nacional, internacional, infantil e infanto-juvenil. Além disso, também é possível encontrar livros técnicos e didáticos.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site da Arca de Livros.