O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) divulgou estudo que traz o número de bibliotecários no Brasil entre ativos e inscritos no Conselho. São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking com o quantitativo de profissionais. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), cuja jurisdição compreende aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, aparece na terceira posição.
Em São Paulo, são 9239 inscritos, sendo 4778 em atividade. Já no Rio, o total é de 6515 registrados e 3185 na ativa. Representam os dois estados respectivamente os CRBs 8 e 7.
Minas Gerais e Espírito Santo contabilizam 3939 profissionais, sendo 2296 considerados regulares. O presidente do CRB-6, Antônio Afonso Pereira Júnior (CRB-6 2637), afirma que o percentual ainda é baixo, considerando a representatividade dos dois locais. “Poderíamos ter mais profissionais, mas infelizmente é uma área que enfrenta preconceitos porque as pessoas ainda acham que o gestor da informação é aquela pessoa que fica nos fundos de uma biblioteca rodeada por livros velhos”, disse.
Por isso, Antônio afirma que o Conselho tem ido às escolas e faculdades de Biblioteconomia e participado de vários debates para mostrar a importância desse profissional. “Existe um leque de opções de atuação em nosso mercado. Nosso setor tem que se conscientizar de que cumpre um papel importante no que diz respeito à disseminação do conhecimento”.