Bibliotecas Públicas podem se inscrever até 20 de abril
Reconhecer e divulgar as práticas mais inovadoras do país em Tecnologias da Informação e Comunicação, resultando em transformação social, são os objetivos do Programa Conecta Biblioteca . O programa benificia bibliotecários e profissionais das bibliotecas participantes através de uma capacitação de dois anos, incluindo pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos. As bibliotecas públicas municipais e estaduais situadas em cidades com até 250 mil habitantes podem se inscrever. As instituições precisam possuir, no mínimo, três computadores voltados para o uso da comunidade, com conexão banda larga, além de cadastro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
A bibliotecária Cleide Fernandes (CRB-6/2334) participou do lançamento do edital do programa e destacou a importância das bibliotecas públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo se inscreverem. “Em sua segunda fase, o Conecta Biblioteca busca reforçar as habilidades dos bibliotecários e fortalecer os laços destes e das bibliotecas públicas com a comunidade local, especialmente com o público jovem. A expectativa é que os municípios participem ativamente, pois temos excelentes instituições e profissionais interessados em aprender e trabalhar na construção de Estados cada vez mais leitores”, afirma.
Executado pela ONG Recode, em parceria com a Caravan Studios, com recursos da Fundação Bill & Melinda Gates, o programa irá contemplar até 92 bibliotecas públicas estaduais e municipais nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. As 48 bibliotecas públicas egressas da primeira etapa do programa foram convidadas a seguir nesta segunda etapa. As vagas restantes serão abertas à concorrência das demais bibliotecas públicas e as inscrições podem ser realizadas no site http://recode.org.br/conectabiblioteca/.
Bibliotecas de MG e do ES venceram o prêmio em 2017
No 7º Boletim Eletrônico do ano, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região divulgou que as bibliotecas públicas dos municípios de Muriaé, em Minas Gerais, e de Domingos Martins e Cariacica, no Espírito Santo, estiveram entre as dez vencedoras do prêmio Reconhecimento Recode de Boas Práticas em Bibliotecas. Confira!