Serão adquiridos 7.297 exemplares para reforçar acervo da Luiz de Bessa e abrir unidades em outras cidades de Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) abre processo licitatório para aquisição de 7.297 exemplares de livros de literatura para atender à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. A licitação prevê a destinação de kits, com mil títulos cada um, para cinco cidades do interior que desejam criar bibliotecas públicas municipais.
O processo de aquisição será realizado por meio de pregão eletrônico, no Portal de Compras do Governo de Minas Gerais (www.compras.mg.gov.br), sendo que a abertura da sessão pública ocorrerá às 10 horas do dia 14 de dezembro, conforme Edital publicado no Diário Oficial do Estado.
Com a aquisição de 1.047 títulos exclusivos para a Luiz de Bessa, a Superintendência de Bibliotecas Públicas espera recompor os setores de empréstimo domiciliar, referência, infanto-juvenil, carro-biblioteca, caixa-estante, braile, mineiriana e patrimonial, com títulos editados conforme o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Esses títulos irão se ajuntar aos mais de 572 mil exemplares que já fazem parte do acervo da biblioteca que, além de ser responsável por guardar a memória bibliográfica mineira, é modelo para as bibliotecas públicas do interior.
“A equipe da biblioteca trabalhou cuidadosamente na seleção desses títulos para atender às demandas dos leitores e também para oferecer boas opções de leitura literária e fontes de pesquisa confiáveis”, destaca a diretora de Formação e Processamento Técnico de Acervos da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário da SEC, Cleide Fernandes.
Alguns critérios foram considerados para nortear o trabalho de seleção das obras, frente aos milhares de títulos disponíveis no mercado editorial brasileiro. Veja abaixo:
No interior
Outros 1.000 títulos irão compor acervos de cada biblioteca pública selecionada no interior por meio das ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais. Serão cinco kits que poderão ser acessados por edital próprio para a criação de novas bibliotecas.
Os municípios interessados em receber os kits de livros deverão apresentar projetos específicos à Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário.
O edital ainda não foi publicado, mas os volumes serão destinados aos municípios que não possuem bibliotecas públicas ou àqueles que possuem uma unidade instalada na área urbana e almejam criar outra na zona rural ou em distritos.
Para a gestora de cultura e bibliotecária, Silvânia Ferreira, a aquisição dos kits e a distribuição deles aos municípios do interior democratiza o acesso ao livro.
“Crianças, adultos e idosos poderão se encontrar nas bibliotecas, sem restrição, pois estes espaços garantem o contato gratuito com a informação e à cultura”, comemora Silvânia.
A Biblioteca Luiz de Bessa
Localizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a Biblioteca Luiz de Bessa possui sob sua guarda cerca de 180 mil títulos. Com mais de 108 mil usuários cadastrados, de crianças aos mais idosos, o prédio localizado na Praça da Liberdade, atende cerca de 350 mil pessoas por ano.
O número de empréstimos domiciliares realizados em 2015 é alto. Ao todo, mais de 70 mil exemplares foram levados pelos usuários para leitura em suas casas. Desde a automatização dos registros da biblioteca, em 2004, alguns livros se destacaram entre os leitores. De lá pra cá, as ‘Obras Psicológicas Completas’, de Sigmund Freud e ‘São Bernardo’, de Graciliano Ramos.
Entre os livros de literatura nacional, os mais emprestados foram ‘Grande Sertão: veredas’, de Guimarães Rosa; ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna; e ‘A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Já os títulos de língua estrangeira estão ‘Cinquenta Tons de Cinza’, de E.L. James; ‘Inferno’, de Dan Brown; e ‘A Menina que Roubava Livros’, de Markus Zusak.
As revistas da Turma da Mônica Jovem e os volumes Pedra Fundamental e Câmara Secreta da saga Harry Potter, de J.K. Rowling, foram os mais procurados pelo público infanto-juvenil.
Fonte: Agência Minas