No dia 27 do junho, Fabíola Farias, chefe do Departamento de Coordenação das Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte, esteve no Acervo de Escritores Mineiros, localizado na Biblioteca Central da UFMG. O principal objetivo da visita foi estreitar relações entre a Fundação e o Acervo, que podem resultar em parcerias de promoção da leitura em Belo Horizonte.
A Fundação Municipal de Cultura, onde Fabíola trabalha, gerencia 19 bibliotecas públicas na capital e apoia bibliotecas comunitárias, com a arrecadação e a distribuição de livros na cidade. Na ocasião, a coordenadora comentou sobre o trabalho realizado pela Fundação, que consiste especialmente no fomento da leitura em Belo Horizonte. Ela também falou a respeito da preocupação que a instituição tem em aprimorar o conhecimento de seus bibliotecários. “A Fundação investe na formação continuada de seus profissionais.”
Antonio Afonso Pereira Junior, bibliotecário do Acervo e presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região, se sente satisfeito ao ver a postura da Fundação em relação aos bibliotecários. “Existem dezenove bibliotecas e um profissional capacitado para cada uma, isso é fundamental. Além do mais, na instituição, o bibliotecário tem um papel atuante, chegando a ser um agente cultural ao promover a leitura.” Ele também conta com o apoio da Fundação numa parceria para divulgação da história dos escritores mineiros.
Fabíola aproveitou a oportunidade para conhecer o Acervo que funciona como espaço permanente de exposição memorial de 11 escritores mineiros. Na ocasião, ela elogiou o Acervo. “É um espaço muito bacana, importante para pesquisa”.